Ultimos Posts

The Wolf Among Us Episode 1 - Análise

 Inovando as historias gráficas a Telltale lança mais uma franquia inspirada em "Flables", HQ famosa por reunir contos de fadas no mundo moderno.


TITULO: The Wolf Among Us Episode 1
GÊNERO: Aventura
DESENVOLVEDORA: Telltale Games
SUPORTE: 1 Jogador
LANÇAMENTO: 11/10/2013
MÍDIA: Digital
PLATAFORMA: PC



   Baseado na serie de hqs "Fables" da DC Comics, The Wolf Among Us é mais uma entrada da Telltale Games no mercado de jogos. Vindo ganhando espaço no mercado com seus adventures, a Telltale se consolidou definitivamente e atraiu a atenção da mídia após o estrondoso sucesso feito por The Walking Dead Season One o que consequentemente gerou grandes expectativas para sua próxima serie. The Wolf Among Us segue a mesma mecânica utilizada em outros jogos da Telltale porem de forma mais aperfeiçoada. Pequenos detalhes e bugs encontrados na engine anterior foram corrigidos para criar uma experiência de jogo ainda mais grandiosa.




   Bigby Wolf, também conhecido como "O Lobo Mau" é agora o xerife da cidade das fabulas localizada em Nova York. Caso não conheça a HQ, toda a historia segue o seguinte plano de fundo: No inicio todos os reinos dos contos de fadas onde as fabulas moravam existiam em um plano diferente do nosso e todos viviam em paz (ou ao menos tentavam), porem um novo inimigo chamado de "Adversário" surgiu misteriosamente e dominou reino apos reino obrigando todas as fabulas a fugirem procurando exílio. Sem um lugar para ficar, tentando iniciar uma nova vida as fabulas fundam uma comunidade em Nova York chamada de "Cidade das Fabulas" e comandada pelo Rei Cole. Como um marco do inicio da nova vida, todos os crimes passados foram perdoados e todos tiveram oportunidades iguais de recomeço, o que em teoria parece ótimo mas na pratica não funcionou tão bem assim. Só poderiam viver na Cidade das Fabulas aqueles com aparência humana ou com dinheiro suficiente para parar por um feitiço chamado "Glamour" que alem de ser caro tem uma duração muito curta. Todos os que não cumpriam tais requisitos foram enviados para um local afastado chamado de "Fazenda" onde ficam fora dos olhares mundanos (como as fabulas chamam os
humanos). É claro que vez ou outra alguma fabula acaba escapando e decide se aventurar pela cidade, ou problemas variados acabam perturbando a paz e é nestes casos que o Xerife Bigby entra em ação.

   A historia de The Wolf Among Us por si só desperta a curiosidade pelo tema que abrange. Ver os personagens que fizeram parte da nossa infância (e da infância de inúmeros dos nossos antepassados) estilizados, modernos e vivendo em meio a sociedade atual é uma enorme quebra de paradigma na nossa mente e algo incrivelmente divertido de se ver. Cada uma das fabulas tentou da sua própria forma se integrar a sociedade, seja no modo de vestir ou de agir, a trabalhar na mesma e a construir uma nova vida que infelizmente não funcionou completamente para todos. Podemos ver desde princesas divorciadas, prostituição e assassinos de aluguel disfarçados entre os mundanos, o que comprova o fato de nem todos terem se dado bem no exílio. Para Bigby essa é uma oportunidade de recomeço e apesar de manter uma rivalidade com seus antigos inimigos tenta apagar a alcunha de lobo mau pela qual era conhecido antes. Aos poucos no decorrer do jogo, trabalhando ao lado da vice prefeita Branca de Neve, Bigby conquista a confiança e a ajuda das fabulas para resolver o mistério no qual a trama gira. Desde o momento em que iniciamos um novo jogo somos deslumbrados com a qualidade gráfica estilizada e as cores fortes empregadas na construção dos cenários que dão um efeito único ao mundo de Wolf Among Us.

É possível ver perfeitamente o quanto a Telltale conseguiu aprimorar sua engine e sua técnica de cellshading após seu trabalho em The Walking Dead e sem duvidas esse é um enorme porto positivo para o jogo.


   Nos primeiros momentos somos jogados na rotina de Bigby como o xerife badass do mundo das fabulas. O Senhor Sapo faz uma queixa sobre seu vizinho do andar superior ter bebido demais e estar passando da linha. Ao chegar ao recinto nos deparamos com um velho conhecido do lobo, o Lenhador, que espancava uma garota. Interferindo na briga, Bigby enfrenta o lenhador em um combate onde ambos trocam farpas de acontecimentos passados e toda a cena serve como um tutorial ao sistema de ação e combate do jogo que é extremamente mais fluido e responsivo que o de The Walking Dead, ponto positivo para a Telltale que demonstra aprender com os próprios erros. Após o combate frenético, alguns golpes de machado e uma queda do segundo andar o jogo começa a explicar conceitos sobre a historia para os iniciantes no mundo de Fable. Percebemos logo que é extremamente difícil matar uma fabula e que ela se recupera mais rápido que o normal, fato que torna o acontecimento seguinte na historia ainda mais estranho.


   Em meio a introdução de novos personagens como a Bela (que demonstra perfeitamente como as fabulas se adaptaram ao estilo humano de se vestir e viver) e a Fera (que parece não estar nem um pouco satisfeito com isso) e Colin, o mais novo dos três porquinhos que apesar de frequentemente lembrar Bigby que a casa de palha não caiu sozinha parece manter um bom relacionamento com o mesmo chegando a servir de terapeuta em algumas cenas. Nesse ponto somos introduzidos ao primeiro mistério do jogo, o assassinato de uma fabula já conhecida pelos jogadores. Encarnando mais uma vez o papel de xerife de Bigby, aprendemos a usar os dotes de investigação do lobo farejador ao melhor estilo Sherlock Holmes e iniciamos uma empreitada para caçar o culpado.
Aliando-se a Branca de Neve procuramos provas e investigamos suspeitos ao longo do caso onde somos introduzidos a novos acontecimentos e novos personagens que ajudam a dar forma ao mundo construído pela HQ e pela Telltale. É interessante reparar nas expressões e emoções dos personagens que foram muito bem construídas e ajudam a dar um clima ainda maior a historia, sendo possível descobrir quando alguém esta mentindo somente ao ver seu rosto ou saber quando uma pessoa esta sentindo medo/nervosa.

   Nos surpreendendo com as revelações do enredo bem construído, os gráficos extremamente bem trabalhados e os controles fluidos, Telltale mais uma vez cria uma ótima experiência de imersão no mundo dos jogos que sem duvida nenhuma vale a pena ser jogada e apreciada diversas vezes de forma a explorar todo o potencial construído no sistema de diálogos dinâmicos, que alias, foi aprimorado se comparado a The Walking Dead e agora conta com opções mais variadas e novas consequências.  O primeiro capitulo de The Wolf Among Us demonstra que veio para ser uma serie de peso e firmar ainda mais o nome Telltale no mercado.



-A.J.-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destilaria de Ideias Desenvolvido por Templateism.com e AriltonSama Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.